segunda-feira, 29 de julho de 2013

Apresentando a relação teoria e prática no Estágio

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável aos profissionais que desejam estar preparados para enfrentar os desafios de sua carreira. É a oportunidade do acadêmico fazer a relação teoria e prática, aprendendo as peculiaridades da profissão, conhecendo a realidade cotidiana onde vai atuar.

Ao referir-se a inserção do ser humano na realidade Paulo Freire deixa claro que teoria é sempre a reflexão que se faz do contexto concreto, isto é, deve-se partir sempre de experiências do ser humano com a realidade na qual está inserido, (o que chamamos de prática) analisando e refletindo essa mesma realidade, no sentido de apropriar-se de um caráter crítico sobre ela.
Teoria para esse autor não será identificada se não houver um caráter transformador, pois só assim estará cumprindo sua função de reflexão sobre a realidade concreta. Sendo assim, é fundamental que se considere o conhecimento como algo que vai sendo construído e implica um movimento constante de ação-reflexão-ação.

A reflexão (teoria) para a ação (prática) é aquela desencadeada antes da realização da ação pedagógica, através da tomada de decisões no momento do planejamento do que será desenvolvido.
Para Freire, a reflexão é o movimento realizado entre o fazer e o pensar, entre o pensar e o fazer, ou seja, no “pensar para o fazer” e no “pensar sobre o fazer”.
A reflexão surge da curiosidade sobre o que vai ser realizado na prática social. Pensando assim, o acadêmico é o grande construtor do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades necessárias para tomada de decisão frente às questões que são lhes colocadas no dia-a-dia.
Por outro lado, a prática não pode ater-se à leitura descontextualizada do mundo, ao contrário, vincula o ser humano nessa busca consciente de ser, estar e agir no mundo, é um apropriar-se da realidade, dando sentido à teoria. Portanto, a função da prática é a de agir sobre o mundo.


Paulo Freire Reorientacao Curricular



Esta mudança de percepção, que se dá na problematização de uma realidade concreta, no entrechoque de suas contradições, implica um novo enfrentamento do homem com sua realidade. Implica admirá-la em sua totalidade: vê-la de “dentro” e, desse “interior”, separá-la em suas partes e voltar a admirá-la, ganhando assim, uma visão mais crítica e profunda da sua situação na realidade que não condiciona (FREIRE,1983, p.60).
À medida que o acadêmico vai entrando em contato com as atividades que o estágio lhe proporciona, começa a compreender melhor tudo aquilo que tem aprendido durante a sua formação no curso.

Portanto, o estágio é um momento de verdadeira aprendizagem, onde o acadêmico pode questionar e se preparar adequadamente para o momento em que, como profissional da área, precisa tomar decisões adequadas.


No entanto, para a tomada de decisão será preciso que ele faça planejamento de suas ações, definindo metas, cujos resultados dependerão dos objetivos previamente definidos. Neste sentido, planejar é fundamental para o sucesso e a qualidade do que se ensina.
Pode-se dizer, portanto, que a experiência do estágio, se torna essencial para a formação do acadêmico, considerando que o campo de trabalho requer profissionais com competências e habilidades necessárias para atuar numa realidade multicultural e globalizada.


Referência
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

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Doutora Raquel Stela de Sá
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