segunda-feira, 29 de julho de 2013

Estágio em Nutrição Social

Olá estagiário, seja bem vindo a este espaço pedagógico virtual!

Aqui você encontrará subsídios para ajudá-lo na sua trajetória de trabalho durante o semestre que realizará o seu estágio.





Inicialmente gostaríamos de deixar claro o que vem a ser o Estágio para nós educadores da Nutrição Social.

Refletindo-se sobre as especificidades do Estágio em Nutrição Social e do futuro profissional de saúde, pode-se constatar que o mesmo necessita ter uma visão crítica aliada à capacidade de reavaliar o seu potencial de desempenho, buscando o constante aprimoramento profissional.

Sendo assim, este estágio tem como objeto de trabalho o “alimento e a alimentação do homem”, nas dimensões individuais, coletiva e populacional, articulando os conhecimentos biológicos, políticos e sociais na educação básica e na educação profissional em nutrição.


Outros aspectos complementares do perfil deste profissional, considera a inserção do nutricionista em demandas e expectativas do setor da saúde da região, desenvolvendo ações com base científica e interdisciplinar no âmbito social no contexto brasileiro, em suas Políticas Públicas.


O Estágio em Nutrição Social procura desenvolver, assim, competências e habilidades necessárias para o desempenho do profissional de nível superior apontados pelo perfil do Curso de Nutrição, englobando as dimensões do conhecimento e domínio a serem apreendidos.

Atua com vistas à promoção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos e/ ou coletividades, buscando desenvolver um projeto de intervenção social, analisando todo o processo com base nos princípios da pesquisa científica e naqueles estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição, a fim de auxiliar na formação do profissional nutricionista com competência para desenvolver ações a partir da realidade observada.



Resumidamente, pode-se dizer que o Estágio em Nutrição Social se propõe a:
- Proporcionar aos acadêmicos as condições para o desenvolvimento de atitudes profissionais através da vivência da rotina de trabalho, conduzindo-os a exercitar e aprimorar os conhecimentos adquiridos.
- Realizar diagnósticos dos problemas nutricionais nas comunidades, com o objetivo de estabelecer ações de intervenção.
- Participar das ações sociais comunitárias.
- Acompanhar a formulação e execução de programas de educação nutricional, de vigilância alimentar e nutricional.
- Conhecer a natureza e a magnitude dos problemas ligados à nutrição, caracterizando os grupos de risco.
- Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação, nutrição e saúde.
- Utilizar os conceitos, métodos e técnicas de investigação epidemiológica e avaliação nutricional em saúde nos âmbitos individual e coletivo.
- Reconhecer a saúde como um direito de todos, atuando de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como o conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos (individuais e coletivos), exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
- Elaborar projeto de intervenção na área de Nutrição Social com base em elementos teórico-metodológicos da pesquisa científica.
- Executar o projeto de intervenção social adotando os princípios da pesquisa científica.
- Divulgar os resultados do trabalho nos diversos âmbitos acadêmicos e sociais.
Referência
MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM NUTRIÇÃO SOCIAL. Florianópolis: Unisul, 2011/2.



Um comentário:

  1. Olá professoras!

    Muito legal este vídeo que o CFN criou, adorei e já compartilhei! =)

    Beijos

    ResponderExcluir

Doutora Raquel Stela de Sá
raquelsteladesa@gmail.com

Mestre Carla Galego
carlagalego@gmail.com
Mestre Rosana Henn
rosana.henn@unisul.br